terça-feira, 3 de junho de 2014

Encontro de Agroecologia divulga Carta Política

O III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), realizado entre os dias 16 e 19 de maio, em Juazeiro (BA), com o lema Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro , aprovou a sua Carta Política contendo propostas e reivindicações.

Entre aspectos abordados no documento estão a reforma agrária, o reconhecimento dos territórios dos povos e comunidades tradicionais, o uso de agrotóxicos no Brasil e o desenvolvimento de tecnologias sociais adaptadas às características de cada bioma. 

A luta pela reforma agrária se mantém. A desapropriação dos latifúndios se faz necessária para estancar a violência no campo e democratizar o acesso à terra aos trabalhadores do campo , diz o documento, que defende um amplo programa de estímulo ao cooperativismo, associado à promoção da agroecologia nos assentamentos onde, frequentemente, as infraestruturas, as condições de escoamento da produção e de educação são incipientes. 

A Carta também destaca a importância de instrumentos que garantam a titulação conjunta da terra e a revisão dos títulos anteriores com a obrigatoriedade da titulação conjunta. No caso dos títulos coletivos, as mulheres devem ser incluídas como associadas , reforça o documento. 

A valorização da vida no campo, as práticas de uso sustentável da biodiversidade pelos povos indígenas, comunidades tradicionais e pela agricultura familiar são temas constantes no documento. 

Para obter a íntegra do documento, clique aqui.

Fonte:com informações da Ascom/ANA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário