quinta-feira, 29 de agosto de 2013

MANIFESTAÇÃO DAS COMUNIDADES DA REGIÃO BOM JESUS PARALISAM CAÇAMBAS QUE PRESTAM SERVIÇO A EMPRESA GESSOMAR DO GRUPO RICARDO ARCHER

Na manhã do dia 29 de agosto de 2013 cerca de 200 representantes das Comunidades Livramento, Eira I, Eira II, Tamburi, Santa Maria, Bom Jesus, Nova Luta, Açude, Novo Mundo, Granada, São José, Alto Alegre da Lagoa do Costa, Cipoal dos Pretos, Palmeiras, Rumo, Soledade e pequenos proprietários, interditaram a estrada vicinal que liga o Povoado Barracão a Mina de Gesso, com o objetivo de proibir as caçambas que prestam serviço a empresa Gessomar do Grupo Archer.

A 5 anos a empresa vem utilizando a estrada para o transporte de gesso em caçambas, estas degradam a estrada, causam muita poeira, e as carradas de gesso, alem de vir em excesso, são transportadas sem nem uma proteção causando perigo para as pessoas e transportes que trafegam naquela estrada, já que pedras caem das caçambas constantemente.

As pessoas se sentem prejudicadas pela grande quantidade de poeira que vem causando muitas doenças, principalmente em crianças e idosos, como também causam danos às plantações. Aparelhos elétricos das famílias são danificados pela poeira que em grandes quantidades invadem as casas dia e noite.

Por volta das 15:30 h o promotor de justiça Dr. Vicente Gildazio compareceu ao local da interdição para compreender a situação e propor formas para resolver os problemas. Após ouvir os manifestantes, o promotor informou que vai elaborar um relatório e tentar mediar uma reunião com uma comissão de representantes da das comunidades, o empresário Ricardinho e o prefeito Zito Rolim, na próxima semana. Os manifestantes deixaram claro ao promotor que enquanto não seja atendida as reivindicações da comunidade a estrada continuará interditada para o trafego de caçambas da empresa.

As comunidades reivindicam que a reconstrução da estrada, que a estrada seja molhada nos trechos urbanizados e que as carradas sejam cobertas com lonas evitando as quedas de pedras durante o transporte.

(Por Mário Sérgio M. de Queiroz – Cons. Comunitário Rural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário