domingo, 14 de novembro de 2010

Meus honorários são maiores que o seu.

A primeira impressão quando alguém sabe que você é um advogado popular, e que milita com comunidades no interior do Maranhão, é achar que trabalhamos com as "desgracenças humanas", como diz um nobre causídico colega de infortúnios no Baixo Parnaíba. Não deixa de ser verdade.

Um advogado que faz este tipo de assessoria jurídica se embrenha no mato, é psicólogo, aconselhador de família e mediador. Você passa horas dentro de um carro enfrentando estradas e caminhos tortuosos e cheios de armadilhas. Depois disso, me perguntam: "Você gosta do que faz?" "Porque trabalhas com isso?", "Tu podias montar teu escritório em São Luis, ganhar teu dinheirinho..." Traço agora minhas respostas.

Percorrendo cerca de 450km, saimos de São Luis e chegamos à simpática cidade da Tutóia. Participamos, junto com outras lideranças e entidades da região, da inauguração das casas do recém criado assentamento de Ilha Grande dos Paulinos. Lugar paradisíaco, onde o turismo selvagem e predatório, para a minha felicidade, ainda não aportou.

Saindo às 7 da manhã, vimos os primeiros raios de sol da manhã refletindo nas águas tranquilas do braço de mar do Porto de Tutóia envoltas por um denso manguezal. Enfrentamos uma hora de travessia do braço de mar na lancha adquirida pela comunidade. No início, viagem tranquila, e pela paisagem, remete ao passeio de Raposa. Gaivotas, com seus rasantes sobre a água, completam o bucólico início da aventura.

Ao adentrarmos o canal, o vento e a maré fazem respingar a água para dentro do barco. Ondas e ventos fortes batem sobre a lancha. Aportando na Ilha, enfrentamos mais uma caminhada de cerca de 15 minutos pela areia fofa. Bom exercício para as pernas. Vou confessar que o vento que trazia a fina areia para dentro dos olhos incomodava, mas nada que tirasse a nítida visão do local.

Pronto. Chegamos. Comunidade está em festa. Debaixo de um enorme cajueiro, assistimos a uma missa celebrada em ação de graças pela conquista da comunidade. Homens e mulheres vestem suas melhores roupas. As crianças parecem que brotam da fina areia, tamanha a quantidade de pequenos cantores. A pequenina Camila, com sua delicada voz e seu vestidinho laranja, acompanha o uníssono dos cânticos. Visitas às casas e um saboroso e fresco Robalo assado na brasa, capaz de dar inveja a qualquer chef de cozinha, nos foi ofertado. Claro, regado a uma cerveja estupidamente gelada para aliviar o calor. Para terminar nossa passagem pela região do Delta das Américas, somos agraciados com um gigante e vermelho sol se pondo no horizonte.

Depois de dez anos de luta, de idas e vindas ao INCRA, à Gerência Regional de Patrimônio da União, à Promotoria da Comarca, a inúmeras audiências judiciais, o sonho daquelas famílias estava realizado. Impossível não se sensibilizar com a emoção daqueles homens, mulheres, crianças, que agora tem a segurança de um local que podiam chamar de seu.

Preciso causar mais inveja? Conhecer lugares inexplorados e pessoas que tocam o seu coração são meu maior pagamento.  Esses são os meus honorários, e acredito que estão bem acima da tabela da OAB. Vou ter que enfrentar o Tribunal de Ética?

Nenhum comentário:

Postar um comentário