quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Seminário sobre Direitos Humanos e Desenvolvimento começa nesta quinta-feira (20)

DHESCA BRASIL INFORMA ▪ Direitos Humanos e Desenvolvimento
Boletim informativo da Plataforma Dhesca Brasil – 19 de setembro de 2011.


Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), será realizado em Brasília o Seminário “Direitos Humanos e Desenvolvimento - Diálogos e Alternativas”, promovido pela Plataforma Dhesca Brasil e pelo INESC – Instituto de Estudos Socioeconomicos. O evento contará com a participação de cerca de 50 representantes de redes, movimentos, organizações e afiliadas da Plataforma Dhesca, e como debatedores o prof. Henri Acselrad (UFRJ) e os Relatores e Relatoras de Direitos Humanos.

O primeiro dia do evento tem como objetivo compreender o atual modelo de desenvolvimento, a partir dos pressupostos dos direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais, reconhecer os mecanismos desenvolvidos para sustentar tal modelo e identificar as principais violações de direitos. Grupos de trabalho serão formados para debater alguns temas identificados como centrais neste processo, como mega-eventos, propostas de mercantilizacão da natureza, Rio +20, atuação das empresas transnacionais/nacionais etc.

Para o segundo dia, o seminário irá identificar e debater as estratégias coletivas em busca de um desenvolvimento sustentável, inclusivo e promotor de direitos. Os participantes irão delinear um mapa conjunto de atuações, a fim de construir estratégias e agenda política entre redes, movimentos e organizações no enfrentamento do modelo de desenvolvimento em curso e na concepção de outro modelo social.

Veja a programação em nosso site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário