sábado, 15 de junho de 2013

Realizado primeiro debate do Colóquios Transdisciplinares: Direitos Humanos e Diversidades

Foi realizada na última sexta feira (14), o primeiro ciclo de debates do Colóquios Transdisciplinares: Direitos Humanos e Diversidades, promovido pela disciplina "Sistemas de Justiça Internacional e Direitos Humanos", do Programa de Pós Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça - UFMA, do Grupo de Pesquisa "Cultura, Direito e Sociedade - CCSST-UFMA" e pelo UNICEF - Escritório São Luís. Cerca de 40 pessoas (entre mestrandos do Programa da Pós Graduação, Graduandos, Pesquisadores, Professores e Militantes de Movimentos Sociais) participaram do primeiro dia de debates.

Prof´s. Paulo Roberto, Cassius Chai e Artenira Sauaia na abertura do Colóquios

Realizado no Auditório do Prédio da Faculdade de Direito (local onde funciona o Programa de Pós Graduação em Direito da UFMA), o Colóquios Transdisciplinares foi aberto pelo Coordenador do Programa de Pós Graduação, o Prof. Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos, e os professores titulares da disciplina, Dr. Cassius Guimarães Chai e Dra. Artenira da Silva e Silva Sauaia. Os professores ressaltaram a importância da aproximação do diálogo acadêmico sobre diversidades e direitos humanos e os movimentos sociais organizados que estão na base de luta pela realização desses direitos. 

Prof. Joaquim Shiraishi, Mestrando Luís Pedrosa e Prof. Benedito de Sousa

Logo depois, com mediação do Mestrando Luís Antônio Câmara Pedrosa, os Professsores Doutores Benedito de Sousa Filho e Joaquim Shiraishi Neto dialogaram por cerca de duas horas com os participantes sobre o tema Identidades Campesinas, Povos Tradicionais e Ancestralidades, em discussões que abordaram categorias como auto-atribuição, auto-definição, direitos socio-ambientais, dentre outras.

Cerca de 40 pessoas participaram do primeiro dia do Colóquios

Próximas discussões

O Colóquios Transdisciplinares continuará na próxima sexta-feira (21), às 19 horas, no Auditório da Faculdade de Direito (Rua do Sol, n. 117, Centro).

Com a participação do Prof. Dr. Sérgio Ferretti e o Pai de Santo José de Itaparandi, o tema da próxima discussão será Religião de Matriz Africana e Identidades Culturais. O graduando Diego Machado, ouvinte da Disciplina do Mestrado coordenará o debate.

Para conferir a programação completa, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário