quarta-feira, 3 de julho de 2013

"Colóquios Transdisciplinares: Direitos Humanos e Diversidades" realizará último debate nessa sexta feira (05)

Será realizado na próxima sexta feira (05), a partir das 18:30, no Prédio do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça (PPGDIR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o último ciclo de debates do Colóquios Transdisciplinares: Direitos Humanos e Diversidades - o discurso jurídico, a razão prática e a afirmação de direitos: um diálogo crítico reflexivo a partir da percepção científica da antropologia e da psicologia.

O referido Colóquio promovido por integrantes da disciplina "Sistemas de Justiça Internacional e Direitos Humanos", pelo Grupo de Pesquisa "Cultura, Direito e Sociedade - CCSST/UFMA"  pelo UNICEF - Escritório São Luís, com o apoio da Coordenação do PPGDIR.

Neste último debate serão tratados dois importantes temas na sociedade contemporânea: 1) a violação de direitos de crianças e adolescentes, situando o Brasil no panorama internacional, e 2) a homotransfobia entre adolescentes.

A discussão sobre a violação de direitos das crianças e adolescentes será facilitada pela representante da PLAN Internacional, Elaine Azevedo. Já o debate sobre a homotransfobia entre adolescentes será facilitada pela Profa. Dra. Artenira Sauaia, titular do referido Programa de Pós Graduação. A mestranda Tuanny Soeiro será a coordenadora/debatedora do debate.

O Colóquios tem como objetivo principal discutir temas fundamentais para a promoção e afirmação de direitos de grupos historicamente marginalizados do processo de desenvolvimento e construção da identidade nacional, bem como fortalecer o vínculo entre a academia e a sociedade civil, na saudável e importante troca de conhecimentos.

Já estiveram na pauta de discussão do Colóquios temas como Identidades Campesinas, Povos Tradicionais e Ancestralidades (14/06), Religião de Matriz Africana e Identidades Culturais (21/06) e Despejos Forçados e Direito Humano à Moradia (28/06).

Importante ressaltar que o debate da próxima sexta é aberto ao público em geral (mestrandos, graduandos de todas as áreas, estudantes em geral e sociedade civil organizada) e não é necessário prévia inscrição, bastando comparecer ao local no horário de início. O auditório tem capacidade para 40 pessoas.

SERVIÇO
O QUE: Debates sobre "1) a violação de direitos de crianças e adolescentes, situando o Brasil no panorama internacional, e 2) a homotransfobia entre adolescentes";
QUE HORAS: das 18:30 até as 21:00hs.
AONDE: Prédio da Faculdade de Direito (sede do PPGDIR - Rua do Sol, 117, Centro, em frente ao Teatro Arthur Azevedo);
CAPACIDADE: 40 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário