terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vinhais em estado de abandono

Um dos conjuntos habitacionais mais antigos e tradicionais da "nova" São Luís, o bairro do Vinhais, já a algum tempo sofre um rápido processo de degradação em virtude da omissão do poder público. Lixões irregulares e ocupações de áreas públicas (além dos já conhecidos buracos) são os principais problemas. A seguir, imagens que ilustram a situação:

Trecho da Avenida 2, repleto de buracos 


Local público, que antes serve de local de entulho e de material de construção - Avenida 2

Mais um local utilizado para depósito irregular de lixo - atrás da Igreja Assembléia de Deus, Rua 69

Todas as imagens acima mostram depósitos de lixo e/ou entulho em locais límitrofes à Reserva Verde do Vinhais, conhecida também como área COHAB 15. A reserva, que ocupa boa parte do Conj Habitacional Vinhais, abriga vários olho´s d´água que atravessam a Avenida Jerônimo de Albuquerque e desembocam no Rio Anil.

A foto a seguir encontra-se na mesma situação. Apesar da placa, a colocação de entulho tem o nítido caráter de aterrar a área para construção (fica ao lado de um Lava Jato). Nítida apropriação da área verde, um bem público. Apesar das denúncias à Blitz Urbana, nenhuma providência foi adotada até agora para impedir a criação desse "aterro" e a colocação do lixo.

Área ao lado de Lava Jato, na Avenida 2

Abaixo, uma área situada entre o Vinhais e o condomínio Brisas. Recentemente, máquinas rasparam e retiraram parte da sujeira depositada. Contudo, logo após a "limpeza", o terreno volta a receber lixo, colocando em risco a saúde de diversos estudantes que cruzam aquela rua em direção à escola Upaon-Açu.


Lixão por detrás do condomínio Brisas, no Planalto Vinhais I

Outro ponto que revela o abandono do bairro é a ocupação irregular dos espaços públicos por particulares, em muitos casos, para usufruto de vantagens econômicas. Como exemplo, as imagens abaixo mostram uma das "praças" da Rua do Arame, que serve como anexo de uma oficina de veículos. De segunda a sábado, manhã e tarde, os veículos ocupam um espaço já degradado pelo uso irregular. Blitz Urbana? Nem sinal. Nítido uso de um bem público (abandonado pelo poder público) para vantagem econômica por um particular.

"Praça" na Rua do Arame, ocupada por veículos de oficina mecânica

"Praça" na Rua do Arame, ocupada por veículos de oficina mecânica


Mais um retrato de descaso do poder público com a população de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário