quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Diocese de Brejo realiza seminário sobre dia da consciência negra

A Diocese de Brejo realizou nos dias 20 e 21 deste mês, seminário reunindo comunidades negras rurais da região para discutir o dia da consciência negra. Na oportunidade estavam presentes comunidades dos municípios de Brejo, Buriti, São Benedito do Rio Preto, Santa Quitéria, Mata Roma e Milagres.

No dia 20, na parte da manhã, houve acolhimento dos participantes por parte do Bispo da Diocese de Brejo, Dom Valdeci. Logo após, as comunidades fizeram exposição da situação que cada uma enfrenta, apontando aspectos positivos e aspectos negativos.

No período da tarde, Igor Almeida, advogado da SMDH e do CCN, e o professor Luiz Alves, também do CCN dialogaram com as comunidades sobre os avanços, dificuldades e desafios enfrentados pela população negra, com recorte especial para a região.

Na oportunidade foram lembrados os grandes heróis negros, conhecidos, mas também os "anônimos" ou aqueles que estão lutando no dia a dia das comunidades. Em homenagem póstuma, nomes como Zumbi, Negro Cosme, João Francisco, Célia Linhares, Magno Cruz, Ivan Costa, dentre outros, foram lembrados.

Ao final da tarde, ficou deliberado pelos participantes a formação de uma "comissão" para discutir com a Diocese quais procedimentos podem ser tomados para acompanhar os pontos abordados pelas comunidades no período da manhã. 

No começo da noite, foi celebrada uma missa para comemorar o dia da consciência negra. Com cânticos com letra afro e com percussão de atabaques e berimbau, a celebração foi aberta com breve apresentação de um grupo de capoeira da cidade de Brejo.

Após a celebração, houve nova apresentação do grupo de capoeira, e, logo depois, se apresentou o tambor de crioula do quilombo de Bomsucesso, município de Mata Roma. A comemoração se estendeu até as 23 horas. Em uma parte da apresentação do tambor, Dom Valdeci e Seu Claro Patrício comandaram a festa:



No dia 21, a Professora Maristela de Paula Andrade fez a apresentação de uma pesquisa sobre os impactos sócio-ambientais provocados pelos sojicultores e pelo monocultivo de eucalipto, nos municípios de Santa Quitéria, Urbano Santos e Mata Roma. O Seminário foi encerrado com um almoço de confraternização entre todos os participantes.

Abaixo, fotos e vídeo do Seminário.


Seu Claro Patrício

Pe Josimo vive!

Zumbi vive!

Capoeirista iniciando a celebração

o altar

Dom Valdeci e o atabaque

ofertório



Canto final da missa: Negra Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário