terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dados da violência ludovicense e as câmeras de vídeomonitoramento

Cumprindo uma exigência do SENASP, a Secretaria de Segurança do Maranhão foi a primeira do país a disponibilizar, diariamente, em seu portal eletrônico, o índice de homicídios em São Luís e na região metropolitana (São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, municípios que compõem a Ilha de Upaon-Açu). A população desses 4 municípios, segundo o Censo 2010 do IBGE é de 1.309.330 milhão de habitantes.

Os dados estão disponibilizados a partir do mês de dezembro de 2012. Apresenta, além do número absoluto de homicídios, o percentual comparativo em relação ao mês anterior; a relação mesmo mês do ano antecedente; os números mensais de 2012 e o número absoluto de homicídios a partir do ano de 2009.

Outro ponto dos dados lançados pela SSP/MA é a relação nominal dos "crimes violentos letais intencionais e não intencionais". Além do nome das vítimas, consta ainda sua idade, o bairro/município do crime e qual arma foi utilizada.

Das 76 vítimas de homicídio no mês de dezembro de 2012, 8 ocorreram no município de São José de Ribamar, 05 em Paço do Lumiar e apenas 02 em Raposa. Desses números, podemos aferir que 61 homicídios foram praticados em São Luís.

A partir de uma breve análise da relação das vítimas de homicídio em São Luís, podemos identificar os locais onde os mesmos ocorreram. Dos 61 homicídios, apenas 9 aconteceram em no Centro da cidade em em bairros considerados de classe média. Como muitos acreditavam, a explosão do números de homicídios no município de São Luís se deu nos bairros mais periféricos, afastados dos olhos dessa mesma classe média que reclama da "insegurança".

Por volta de setembro de 2012, esta mesma Secretaria de Segurança do Maranhão anunciou a instalação de 100 câmeras de vídeomonitoramento, para dar mais "agilidade no atendimento" e "garantir proteção e segurança à população". Segundo a secretaria, serão 300 câmeras instaladas até o final de 2013.

Das primeiras, a grande maioria delas está localizada nos principais eixos viários da cidade e nas praias. As outras estão na Lagoa da Jansen, Ponta D´areia, Renascença I e II, Calhau e São Francisco.

A dúvida(?) que fica é: porque a SSP instalou câmeras de segurança em bairros onde o índice de "crimes violentos letais" é praticamente zero? "Sensação" de segurança pra quem?

Importante observar que a SSP iniciou o processo de divulgação das vítimas e os locais de ocorrência desses crimes. Óbvio que o sistema de segurança pública do Maranhão já dispunha desses dados. Contudo não se identifica câmeras de vídeomonitoramento na Vila Mauro Fecury, Coroadinho, Barreto, Liberdade, Vila Kiola, Tijupá Queimado, Itapiracó, dentre outros.

A instalação das outras 200 câmeras de monitoramento ao longo de 2013 levarão em conta esses dados publicizados pela SSP/MA?

E assim, mais uma vez, a proteção ao patrimônio da classe média e da burguesia se sobrepõem ao direito à vida da população ludovicense.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário