terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CCN participa de reuniões sobre elaboração de laudos antropológicos

Reunião Comunidade Tanque de Valença

Nos dias 07 (sexta) e 08 (sábado) deste mês, representantes do Centro de Cultura Negra do Maranhão participaram de reuniões nas comunidades de Tanque de Valença (Matinha) e Estiva dos Mafra (Mirinzal), respectivamente, de reuniões entre representantes da coordenação quilombola do INCRA/MA e as comunidades.

As reuniões nas comunidades tinham por objetivo informá-las sobre o início do processo de elaboração dos laudos antropológicos para titulação de comunidades quilombolas, contratados pelo INCRA Nacional ainda em 2011. (Mais informações, leia aqui).

Quilombolas atentos à exposição do INCRA e do CCN

Na oportunidade, foram elaboradas atas com a concordância das comunidades para o início dos laudos. Essas atas serão encaminhadas à Coordenação Nacional de Quilombos, no INCRA Nacional, para o empenho dos recursos. A expectativa é de que os trabalhos de campo sejam iniciados ainda em janeiro de 2013, e que sejam concluídos em 06 (seis) meses a partir da assinatura dos contratos com as empresas.

Durante as reuniões, a equipe do INCRA também esclareceu sobre o andamento dos processos após a construção dos laudos antropológicos.

Reunião Comunidade Tanque de Valença

Nas reuniões, a equipe do CCN ressaltou a importância dessa etapa, mas advertiu as comunidades que a luta delas não pode (nem deve) se encerrar ou esfriar. Esta é apenas mais uma fase de um longo processo de titulação. Os técnicos da entidade, que acompanha sócio-juridicamente as comunidades de Tanque de Valença e Estiva dos Mafras desde 2009, ratificaram o compromisso da entidade em caminhar conjuntamente com os quilombolas na luta pela regularização de seus territórios.

Pelo CCN, Igor Almeida participou da reunião em Tanque de Valença, e Ivo Fonseca, em Estiva dos Mafra.

Quilombola assinando lista para ata

Nenhum comentário:

Postar um comentário