segunda-feira, 11 de julho de 2011

DPU realiza reunião sobre isolamento dos pacientes com Hanseníase e os impactos sobre a família.

A Defensoria Pública da União no Maranhão e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase realizam, no dia 28 de julho, às 08 horas, no auditório da OAB/MA, uma REUNIÃO SOBRE A SITUAÇÃO DOS FILHOS SEPARADOS PELO ISOLAMENTO COMPULSÓRIO PROMOVIDO PELO ESTADO BRASILEIRO AOS PACIENTES DE HANSENÍASE.

O encontro objetiva discutir o processo histórico de discriminação a descendentes de pacientes com hanseníase, vítimas de uma política pública iniciada nos anos 1920, consistente em práticas de segregação e preconceito que subjugaram brasileiros enfermos, ou apenas “suspeitos” de ter a doença, ao confinamento obrigatório em hospitais colônias.

A política oficial não respeitou as famílias de pessoas internadas compulsoriamente. As crianças que nasciam dentro das colônias eram imediatamente separadas de suas mães e seguiam destinos não definidos e não
autorizados por seus pais biológicos. Além da separação do berço familiar, há relatos de que os descendentes de internados sofreram abusos sexuais, morais e físicos, além de terem se convertido em objeto de adoções irregulares e mesmo do tráfico internacional de crianças.

A reunião propõe, ainda, o debate sobre as possibilidades de reparação, pelos poderes públicos, em face aos danos causados a estes cidadãos, com vista à melhoria da sua condição social. Aos alunos de Instituições de Ensino Superior será expedido certificado de participação no evento (5hs), valendo como atividade acadêmica complementar.

Local: Auditório da OAB – Seção Maranhão.
Data: 28 de julho de 2011 (quinta-feira).
Horário: 8:00hs.

Com informações da DPU

Nenhum comentário:

Postar um comentário