terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Baixo Parnaíba Maranhense ganha uma nova Novela - o Grupo Bertin

Acabo de receber uma informação preocupante para várias comunidades tradicionais localizadas nos municípios de São Benedito do Rio Preto, Belágua e Urbano Santos, localizados a cerca de 260 quilômetros de São Luis. O Grupo Bertin estaria interessado em adquirir 83 mil hectares (830 km2) de terras nesses municípios para implantar seus projetos. Para se ter idéia do tamanho da área pretendida, ela é superior ao que a empresa Suzano Papel & Celulose alega ser proprietária no Baixo Parnaíba Maranhense (cerca de 74 mil ha) e, pasmem, é do tamanho do município de São Luis, capital do Estado do Maranhão (832 km2)!

Segundo informações colhidas, o poderoso grupo empresarial já entrou em contato com o INCRA, com o intuito de saber quais as áreas desapropriadas e as que estão em vias de desapropriação nesses três municípios. 

Segundo consta no seu endereço eletrônico, o Grupo Bertin "iniciou suas atividades no ramo da agroindústria. A partir de 2003, expandiu suas operações para os setores de infraestrutura e energia. Hoje, o grupo com com milhares de colaboradores e atua nos segmentos de Energia: Renovável, Fóssil, Açúcar e Álcool; Infraestrutura: Construção Civil, Concessões de Rodovias e Saneamento Básico; Equipamentos de Proteção Individual; Higiene e Beleza; Agronegócio: Confinamento e Reflorestamento; Higienização Industrial e Hotelaria."

Pergunto: o que um grupo com uma atuação tão diversificada como o Grupo Bertin pretende com uma área, do tamanho de São Luis, na região do Baixo Parnaíba Maranhense? Estariam com planos para construir um mega resort, produzir Neutrox (sim, o famoso condicionador é da sua linha de Higiene e Cosmético!) ou plantar eucalipto?

Vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela, que, ao que parece, promete capítulos longos e emocionantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário