sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Pelo direito à segurança pública e à liberdade de manifestação

NOTA DO FÓRUM ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS (FEDHMA) SOBRE A GREVE DOS POLICIAIS E BOMBEIROS DO MARANHÃO
A manchete de capa do jornal O Estado do Maranhão de hoje (2) anuncia: “Assembleia pode pedir reintegração de posse”, fato que compromete os princípios democráticos e poderá afetar a integridade física e a própria vida das pessoas, incluindo crianças.
O texto da matéria traz declarações do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB),  afirmando que a casa voltará a funcionar segunda-feira, sem os grevistas. A coluna Estado Maior, na mesma página (Política, 3), traz nota cuja redação termina com o trecho a seguir: “Em resumo: os manifestantes têm o dia de hoje para deixar o Palácio Manoel Bequimão em paz; se não saírem assim, sairão de outro jeito. Mas sairão”. O tom é ameaçador e  expressa o grau de intransigência em relação ao movimento grevista.
O Fórum Estadual de Direitos Humanos (FEDHMA) vem a público manifestar sua solidariedade a este conjunto de trabalhadores, ao mesmo tempo que conclama todos a refletirem sobre o atual modelo de segurança pública e ao processo de refundação de um modelo baseado na defesa e garantia dos direitos humanos.
Espera ainda que sejam esgotadas todas as possibilidades de negociação e que o direito à segurança pública seja assegurado pelo Estado.
São Luís/MA, 2 de dezembro de 2011
FÓRUM ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS
SOCIEDADE MARANHENSE DE DIREITOS HUMANOS
UNIÃO ESTADUAL POR MORADIA POPULAR
CENTRO DE DEFESA PE. MARCOS PASSERINE
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA – SEÇÃO MA
Noticia extraída do endereço eletrônico www.smdh.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário